2007-11-22

Vamos falar de leque harmônico! (Introdução)

referência no google: guitar fan brace

Violeiros e "fazedôres" de viola, se "apreparem" para essa nossa nova postagem sobre a estrutura do tampo da Viola, o leque harmônico.

*foto: leque harmônico desenvolvido por mim para Viola Caipira cinturada.

Muitos me perguntam sobre essa misteriosa estrutura interna do instrumento, seja violão ou viola, é segundo alguns, a parte mais importante do instrumento. Feita da mesma madeira do tampo, ou combinações de madeiras diferentes, esta estrutura fica escondida dentro do instrumento e o acesso é difícil, experimente tocá-la pondo a mão dentro do instrumento e fazendo um mapeamento, isso vai lhe tornar mais íntimo. Também chamada de "alma" o conjunto de barras coladas na parte inferior do tampo são responsáveis não só pela estrutura (resistência à tração das cordas) mas também é responsável pela distribuição e boa condução (vibração) do som por toda a caixa harmônica, em especial o tampo. Desde a concepção clássica do Violão Espanhol, várias "almas" ou "leques harmônicos " foram criados, e cada criador atribui qualidade à suas criações. A começar por Torres, o mais tradicional, seguido de Hermann Hauser. (foto ao lado)

DICA: Me deparo muito com violas com o tampo estufado no rumo do cavalete, e uma coisa que aprendi com as idéias de H.Hauser foi a colagem de uma plaqueta de madeira (de 2 mm) no rumo do cavalete. É importante pra viola pois esta é uma área de muita tenção já que a viola é instrumento de 10 cordas, veja foto*

Os norte-americanos iventaram o leque em forma de X, funciona bem para violões de aço, já vi também em viola (foto esquerda).

Para esta pequena introdução, o luthier deve se ater a fazer um leque que não atrapalhe a vibração do som (muita madeira) ou que não seja leve demais (não resistente à tração). O estudo aliado ao bom senso gera a experiência e o conhecimento, portanto, mãos à obra.

Futuramente postarei mais sobre os leques, medidas, madeiras e formas. Grande abraço de violeiro!

DICA 2: Na VIVACE, você encontra madeira para instrumentos musicais, peça catálogo por email!