2007-11-05

MADEIRAS: Informações Gerais: Por que os Jacarandás são tão valiosos?

De grande beleza, estabilidade, e timbre único, o famoso e cobiçado Jacarandá (nome dado no Brasil pelos índios a uma certa e determinada árvore, cuja madeira era sagrada e muito utilizada para fins medicinais) infelizmente é uma espécie ameaçada de extinção. Ocorrendo somente no Brasil, é internacionalmente conhecido como Brazilian Rosewood (pois seu cheiro quando manipulado se assimila ao de rosas, daí "rosewood"), é a madeira mais cobiçada e rara no mundo para instrumentos musicais. Proibido o corte por lei desde o início da década de 90, é permitida a venda apenas por licença especial. O Jacarandá indiano, (Dalbergia Latifolia), foi o substituto encontrado para a indústria de instrumentos musicais de todo o mundo, contudo, o Jacarandá brasileito tem sonoridade superior.

Na foto: Jacarandás da mesma Família (Dalbergia) mas de espécies e ocorrências diferentes. Postei esses meus exemplares mostrando que possuem diferenças evidentes, apesar de serem confundidos e vendidos como se fossem o mesmo, um erro grosseiro.

IMPORTANTE: Ressalto que como consumidor consciente dessa madeira, postarei brevemente fotos do plantio destas espécies, é necessário preservar para que no futuro ainda possamos usufruir sustentavelmente de bens naturais. Luthier consciente faça sua parte, plante e preserve!