2007-08-20

COMO FILETAR A VIOLA? EMBELEZANDO ESSA DANADA!

Nesta postagem vou esclarecer como filetar a viola, são filetes de madeira que escondem as emendas do tampo e do fundo, com as laterais, usaremos a técnica de marchetaria. Fica bão sô! Existem dois modos de fazer, na tupia (o melhor), ou o manual (mais difícil), mas como a gente não corre de serviço mesmo, ferramentas amoladas pessoal!

Os filetes podem ser feitos pelo próprio "fazedô", mas exige perícia e técnica. Mais pra frente mostrarei como fazê-los. Bom, para quem não pode fazer, compra da VIVACE (Vide seção PARCEIROS).
OBS.Como expliquei, além de embelezar o instrumento, o filete dá qualidade ao mesmo. Portanto, ao comprar um intrumento veja se é bem filetado, pois em alguns trata-se de apenas uma pintura (enganação).

Para uma boa filetagem, é necessário abrir dois canais (ver diagrama), um para o filete do tampo, e um para o filete lateral. O sobre o tampo é opcional.

OBS2. É necessário dobrar os filet
es da mesma forma que as laterais.

COMO FAZER: MODO 1: Você pode adquirir uma Tupia manual (foto abaixo) e um bo
m jogo de fresas, existem várias marcas no mercado. Isso será um pouco caro mas facilitará demais o serviço. Importante que o modelo a ser comprado, tenha um gabarito, pois assim você controla milimetricamente o quanto a fresa entrará na madeira. Com o equipamento em mãos, regule a fresa cuidadosamente, passe-a contornando o intrumento sempre no sentido horário. Tão fácil quanto tocar "Chico Mineiro".

MODO 2: Uma dica bacana, você pode adaptar sua
microretífica para isso, construa um adaptador e compre uma fresa para ela conforme a fotoao lado:

MODO 3: Para os que não desejam comprar eq
uipamentos caros, e prefere um serviço manual, pode comprar ou mesmo fazer um cortador manual (foto) Passando-o nas laterais, é possível abrir o canal necessário paa o filete, contudo o trabalho é dobrado.

Finalizando, molhe e dobre os filetes na dobradeira de laterias, passe a cola desejada (de preferência a amarela ou quente) sem muito exagero. Vá colando e "amarrando" com fita crepe.
DICA 3: Use "supercola" pra iniciar o trabalho e um pouco no meio da cintura da viola pois assim o serviço fica mais rápido e seguro.

Fico por aqui, espero ajudar meus amigos violeiros e luthiers por todo esse Brasil. Abraço de violeiro a todos, participem enviando dúvidas e sugestões através do link comentário abaixo:

Luciano Borges