2007-06-04

FILETANDO O FUNDO DA VIOLA.
(guitar backstrip inlay)


Olá Violeiros e luthiers.Falando agora de bom acabamento, viola é bonita quando muito bem filetada. Os filetes são tiras de madeiras (ou de plástico) que escondem as emendas e junções da montagem do instrumento. Falaremos agora do processo de filetar a emenda das duas lâminas que compõem o fundo do instrumento. Geralmente, quando o filete possui 6mm de largura, esta técnica de marchetaria é facilmente realizada com uma fresa 6mm numa tupia manual. O problema é quando o filete é menor, daí meu amigo.. é mão na massa mesmo, com o uso de um formão bem afiado (ver foto*).

*foto: com o formão, estou abrindo o canal na emenda da madeira (Guatambú), o filete esta à esquerda.

Técnica:
Abre-se então um canal da mesma espessura do filete, justamente no encontro das madeiras já coladas. Deve-se tomar o cuidado para não vazar a madeira, pois o canal pode ter a profundidade de 1,5mm para o filete enquando as lâminas possuem 2,4mm mais ou menos. Se depois de colado e inserido, o filete ainda estiver saliente (um pouco fora da madeira), não há problema, primeiramente raspa-se este com uma raspadeira bem afiada, depois vem o acabamento com as lixas.

DICA: Para evitar rachaduras e até mesmo lascas indesejáveis, passe o estilete nas bordas do canal (com ajuda de uma régua) antes de usar o formão. No pior dos casos, deve-se preencher buracos usando uma massa feita da serragem bem fina da mesma madeira e cola branca PVA)

Estes filetes podem ser feitos pelo próprio luthier, mas quem quiser pronto, encomende do nosso parceiro VIVACEPARTS que os fazem maravilhosamente bem (ver parceiros do blog)

*foto acima: backstrip zig zag inlay www.frets.com