2007-05-23

RASTILHOS! OSSO? PLÁSTICO? MADEIRA? (Comentários e sugestões serão bem vindos; Violeiros: encaminhem dúvidas e sugestões para o meu email (ao lado--->).


Rastilho, é uma pequena peça sob o cavalete responsável pela transmissão da vibração das cordas para o tampo do instrumento assim como marcar as 8ªs das cordas individualmente. Desta forma percebemos que a composição deste material influencia diretamente na condução do som para toda a viola. Dai vem a dúvida: Qual é o melhor material a se utilizar? Veremos que isso é uma questão de equilíbrio*. Os instrumentos industriais utilizam peças de plásticos que somente no visual imitam os rastilhos feitos de osso (bone nut). O plástico é o pior material dentre os utilizados, por ser um material que não conduz bem o som, "roubando" o verdadeiro timbre do instrumento. Como saber se o rastiho é feito de plástico ou osso? Para constatar, retire o rastilho, se for muito maleável, é plástico (substitua-o), se for rígido, é o osso.

Na viola, alguns luthiers fazem rastilhos com microafinação, são sulcos feitos intencionalmente para o equilíbrio da afinação (ver foto abaixo), falaremos disso posteriormente.

DICA: O que devemos observar no rastilho é se ele possui a angulação necessária para a boa vibração da corda. (ver figura ao lado). Note que é necessário a angulação do rastilho para que a corda (indicada pela seta) passe sobre o mesmo sem se "quebrar", pois essa quebra pode gerar trastejamentos (som "metálico" na corda) e até mesmo o corte da corda nessa região. A altura do rastilho também deve ser observada, pois se estiver muito alto, as cordas também estarão altas, fazendo com que o instrumento fique "duro" para tocar, deve ser lixado para ficar na altura ideal (foto acima). Posteriormente publicarei um passo a passo sobre como fazer o rastilho de osso.

Um abraço para todos os violeiros e parceiros.

Luciano Borges

*Pessoalmente, acima eu disse que é uma questão de equilíbrio pois, em um instrumento muito agudo, fiz o rastilho de jacarandá, e isso deu um melhor equilíbrio no som do mesmo pois o jacarandá não proporciona um som tão agudo quanto o osso.

*foto da viola do luthier Virgílio de Lima (Sabará/MG) http://br.geocities.com/vergilioarturlima/