2007-04-10

DICA 01 do Luthier: Humidificar a Viola? Pra quê isso uai?!

Pois bem, parece até coisa de outro mundo, mas a resposta é que sim, devemos manter certa humidade na viola, ou teremos problemas futuros. Para a conservação de todos os instrumentos acústicos (Violões, violinos, cellos) o uso de tal técnica (já conhecida pelos músicos em todo o mundo, e muito pouco conhecida no Brasil) é importantíssima, e a Viola não poderia ficar de fora. Sabemos que ela é composta por diversas madeiras (ver post abaixo sobre as madeiras da viola), e estas detêm cada uma, características próprias que devem ser respeitadas. A saber que, para construir um intrumento musical, a madeira deve estar bem seca (e estamos falando de anos de repouso para que ela possa perder boa parte de sua água naturalmente). Ao compor um instrumento, a madeira recebe o verniz, contudo, internamente ela continua exposta pois o interior da Viola não recebe tratamento químico.
Assim, a madeira vai continuar trocando humidade com o ambiente em dias secos ou chuvosos, por isso é necessário observar essa troca, pois o desiquilíbrio (baixa humidade) acarretará rachaduras seja na escala, no tampo (foto acima), ou nas laterais, e até mesmo levantamento do tampo (foto abaixo). Mas se acalme amigo violeiro, além de manter o seu instrumento bem guardado no estojo, e longe do porta-malas do seu carro, é possível controlar a humidade da Viola, com a construção de um humidificador que você mesmo pode fazer ai na sua casa! Então, coragem violeiro, a mão não é só pra pontear Viola, mãos-na-massa!

Para a construção do Humidificador você vai precisar de:
1. Um pequen
o recipiente, destes que se coloca sobras do "bóião" na geladeira. (Pode ser uma caixa de filme também)
2. Uma bucha nova, de lavar louças ou tomar banho, que absorva bem a água.
3. Furadeir
a com broca para furar a tampa do recipiente. (Ferro esquentado no fogão também serve).
4. Tesoura.

Construção:
Corte com a tesoura, a bucha no tamanho ideal para prencher o interior do recipiente, depois, faça vários furos na tampa do mesmo com a broca ou o ferro quente (os furos são para que a humidade possa sair).

Para utilizá-lo, molhe somente a bucha com água, aperte-a para sair o excesso, feche a tampa e o ponha dentro do estojo, junto com a Viola.

Use-o principalmente no verão, ou quando for fazer uma viagem e levar a viola, o seu cuidado e bom senso é que vão garantir não só a durabilidade do instrumento, como também a boa afinação!

Um abraço
Luciano Borges