2014-02-27

VIOLÃO BORGES DREADNO.23

O amadurecimento do trabalho exige personalização. Esse é meu novo violão, completamente customizado, desde o formato do corpo até o acabamento das tarraxas. Com especificações em laterais/fundo e braço em mogno selecionado, tampo em spruce (pinho) italiano, escala de ébano e cavalete em jacarandá. O desenho que criei foi inspirado no ombro arredondado (round shoulder) do Gibson J45 com o bojo maior de um Dreadnought Martin D28. Todo o processo de personalização foi além, fiz a roseta com spalted maple (um tipo de maple envelhecido) e curly maple em segmento, para combinar, na emenda do bojo maior também foi feito um trabalho em marchetaria em spalted maple que recebe o captador (veja foto ao lado). É um violão com muita "presença" foi criado para atender o músico no palco (equipado com captador Fishman Matrix) e no estúdio puramente acústico. É meu primeiro "steel string" com mão (headstock) padrão, utilizado em toda a família de instrumentos Borges que somam violão cordas de aço, violão clássico e a querida viola caipira. Para ver o ensaio completo com fotos em detalhes clique AQUI!  O resultado é um violão confortável, ergonômico e com sonoridade doce e leve, aveludada e equilibrada característica do mogno.
Disponível somente por ENCOMENDA. Interessado? Por favor entre em contato pelo email no menu a direita.

Em Julho teremos o 12º Curso de Luteria do Violão com a participação do amigo Robert Obrien, inscrições já estão abertas e Informações no MENU acima.   

2014-02-20

PADRONIZAR.

As vezes temos que selecionar um dia ou mais para realizar um trabalho especifico na construção do instrumento. Esse foi o dia de cortar o engrosso. Estabelecer padrões facilita e da melhor andamento ao trabalho. Mas claro que  este processo vem somente com a maturidade, portanto paciência. Fixar uma padrão exige pensar também que essa mesma medida será usada por muito tempo. Cuidado, há o risco de cortar seu estoque de madeira em tamanhos que depois, por uma mudança de medida, não servirão mais ao propósito.  Na imagem, as talas são cortadas em cedro rosa, obedecendo ao tamanho e orientação da fibra da madeira para que ao ser fracionado mantenha a resistência. O passo seguinte é cortar os intervalos para se tornar "elástico", cortar em tiras e fresar o rebaixo para acabamento. Prefiro o Cedro Rosa pois é leve, resistente e coloração homogênea.

Em Julho teremos o 12º Curso de Luteria do Violão com a participação do amigo Robert Obrien, inscrições já estão abertas e Informações no MENU acima.  

2014-02-04

Em julho de 2014...



INSCRIÇÕES ABERTAS: 12º CURSO DE LUTERIA BORGES OBRIEN JULHO 2014.

Respiramos luteria e é por isso que estão abertas as Inscrições para o 12º Curso de Construção do Violão com os Professores Luciano Borges (Araguari/Minas Gerais) e Robert Obrien (Parker/Colorado USA). É motivo de grande alegria pois além de muitas novidades, Robert virá pela segunda vez ao Brasil para o nosso Curso, portanto  alunos e professores construirão o Violão em sua forma clássica desde a seleção da madeira até a colocação das cordas de forma envolvente e humorada, agora com a experiência de 06 anos de ensino da arte. De 21 a 27 de Julho 2014, INSCRIÇÕES ABERTAS.

Dos Professores:
Luciano Borges, Mestre Luthier especialista na construção de Violão cordas de aço, cordas de náilon e Viola caipira em alto nível, com oficina sediada em Araguari/Minas Gerais. Professor de luteria há 06 anos, possui alunos formados e exercendo a atividade profissionalmente em várias partes do Brasil. Robert Obrien, Mestre Luthier especialista na construção de Violão cordas de aço, cordas de náilon com oficina sediada em Parker/ Colorado-USA, além de um trabalho sério e muito sólido, destaca-se como um “guru” da luthieria na internet disponibilizando vários tutoriais da série “Luthier tips du jour” no youtube. Iniciou suas atividades no Brasil sob a tutoria de Antonio Tessarin, tendo aperfeiçoado seus estudos nos Estados unidos com Kent Everett e na Espanha com José Romanillos, um dos nomes mais importantes da luteria contemporânea.

Da Oficina:
As atividades serão realizadas na OFICINA BORGES, ampla e completa em materiais, e ferramentas. Foi especialmente projetada e equipada para o desenvolvimento do Curso, certamente uma das oficinas mais modernas do país (clique aqui para detalhes). Simultaneamente na TV os alunos acompanham as atividades desenvolvidas, vídeos e fotos em HD via Ipad para que nenhum detalhe passe despercebido. Este formato é único no Brasil, destaca-se pelo pioneirismo e exclusividade, venha fazer parte deste público seleto, vagas limitadas.

* Formato único e exclusivo no Brasil, aprendizado inteligente e esclarecedor.
* Acervo de madeiras e ferramentas de várias partes do mundo.
* Experiência de 06 anos de ensino desta arte, com centenas de alunos certificados no oficio em todo país.
  
PARA QUEM? O Curso foi desenvolvido para os Iniciantes que ainda não tem nenhum conhecimento sobre o assunto mas desejam aprender o processo de construção do Violão Clássico Espanhol assim como é específico também para Profissionais da área que pretendem aperfeiçoar seus trabalhos e aprender novas técnicas já que procuramos inovar sempre e estamos atualizados no que há de mais moderno em tecnologia no mundo da luteria. O Curso é dinâmico, portanto abrange a área do Violão cordas de aço e também da Viola Caipira. Venha aprender com a gente.

Veja a GALERIA do curso de Janeiro/2014 clicando AQUI!

Dos Workshops.
1-Ferramentas: Explicação e apresentação das ferramentas mais importantes na luteria pelo desenvolvedor Miguel Cardone, criador da empresa MusicTools.

2-Madeiras: Apresentação e origem das madeiras mais importantes para a construção do Violão, Sr. Oscar responsável pela empresa Strings.com.br.


3-Acabamento Verniz Goma Laca (French Polishing). Explicação e prática desenvolvida por Robert Obrien.

4-Acabamento Verniz Sintético Poliuretano. Explicação e prática desenvolvida por Luciano Borges.

5-Afiação e conservação de ferramentas. Explicação e prática desenvolvida por Luciano Borges.

6- Marchetaria em madrepérola. Explicação e prática das técnicas e ferramentas de incrustação da madrepérola em instrumentos musicais.


ONDE SERÁ? Na cidade de Araguari, no Triângulo Mineiro.

DESAFIO: Capacitar de forma completa e eficiente os alunos, selecionar e desenvolver o material em todo o processo de construção do Violão Clássico.

PERFIL DO ALUNO: Não há pré-requisito além da vontade de aprender. O Curso é destinado a todos que desejam conhecer a arte de construir instrumentos musicais em alto nível, aprendendo as técnicas tradicionais aliadas as modernas formas de se pensar a luteria. 20 INSCRIÇÕES LIMITADAS para todo Brasil.

* Equipe de “peso”, 3 Luthiers Especializados sendo 2 Professores e um Monitor/facilitador Luthier Álvaro Luis (Uberaba/MG).

VANTAGENS:
- 06 anos de cursos ministrados.
- Aprofundar o conhecimento da Luteria durante toda semana.
- Didática prática e descomplicada e humorada.
- Muito conhecimento disponível.
- Professores e monitores experientes.
- Espaço moderno equipado com as melhores ferramentas e matéria prima, umas das melhores oficinas do país.
- Formação Profissional em Luteria.
- Workshops exclusivos.
- Certificado de Conclusão de Curso.
- Fazer novos amigos.
- Fazer parte do desenvolvimento de uma Luthieria Pioneira no Brasil.
- Aprendizado Garantido.
.
Como me inscrevo? Informações e inscrições pelo email lucianovioleiro@yahoo.com.br VAGAS LIMITADAS.