2007-10-26

Como fazer a lixadeira para tampos, opção barata e de grande valia ao Luthier.

Atendendo aos pedidos dos amigos por todo Brasil, aprenderemos a fazer a lixadeira de tampos pra Viola! Esse trem é bão demais sô!! Pra dar o gostinho, "oia" a minha danada ai na foto:

Tendo em vista que não existem equipamentos específicos para o Luthier no Brasil, a criação deve falar mais alto. Neste caso, desenvolvi uma lixadeira de bancada que lixa tampo, fundo e laterais, cavalete, "sogra linguaruda", a maioria das peças pra fazer Viola, cavaquinho, Violão , dentre outros instrumentos. Trata-se de uma bancada com um rolo de lixa central que possibilita lixar as peças por igual, funcionando como um desengrosso. É uma máquina preciosa pois otimiza o tempo de serviço, e fica barata também de se fazer (veja TUTORIAIS abaixo)

A minha em particular (na foto), fiz em estrutura de metal, com bancada de ardósia, rolo torneado de metal e mancais (rolamentos especiais) com motor de baixa rotação.

Mas, como a criatividade é importante, esta pode muito bem ser feita toda em madeira (com exceção dos rolamentos, e até menor, pois esta que fiz passa um tampo de violão inteiro.

Importante esclarecer que a rotação é contrária à entrada do tampo debaixo do rolo de lixa (ou seja, na sua direção,), por isso é uma máquina segura. Se a rotação fosse a favor desta entrada, a peça seria expelida assim como seu dedos (AI!). Veja no diagrama, a indicação da seta!

SEGURANÇA: Passe somente a metade da peça a ser lixada, puxe-a de volta e passe a outra metade, para sua segurança, não deixe-a passar por completo de um lado para o outro!

DICAS: Use lixas para taco (de lixar piso de madeira) pois são mais resistentes. Lixe de pouco em pouco pois assim aumenta a vida útil da lixa, nunca deixe-a queimar a madeira! Antes de lixar, retire excesso de colas para não grudar na lixa!

Esses rolamentos especiais são encontrados em casas especializadas em rolamentos, ou maquinário agrícola.

Espero ter ajudado meus amigos luthiers e violeiros, me mandem fotos de seus projetos!

Abraço de Violeiro!

TUTORIAIS NA INTERNET: http://www.rockslide.org/drum%20sander.html
http://members.cox.net/elarson5/sander.htm

*Lembrando que quem me deu as dicas de construção dessa danada, foi o amigo (e bem vivo!) Flávio de Tupã!